AQUAMUNDAM apresenta os seus resultados em prol de uma gestão sustentável do ciclo integral da água em Espanha e Portugal

  • ESTA INICIATIVA DE COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA COMEÇOU EM 2017
  • OS TRABALHOS REALIZADOS FORAM PROMOVIDOS PELO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE GALICIA (ITG), AUGAS DE GALICIA, CONFEDERACIÓN HIDROGRÁFICA DEL DUERO, CARTIF, INSTITUTO PEDRO NUNES (IPN) E CIM ALTO MINHO
  • PERMITIU CONHECER DETALHADAMENTE OS CUSTOS ASSOCIADOS AO CICLO DA ÁGUA E MELHORAR O DESEMPENHO NAS REDES DE ABASTECIMENTO E SANEAMENTO DE PEQUENOS E MÉDIOS MUNICÍPIOS.

A iniciativa de cooperação transfronteiriça AQUAMUNDAM entre Espanha e Portugal que nasceu em 2017 para promover soluções que permitam uma gestão integrada e sustentável da água, apresentou os seus resultados numa conferência final realizada online.

Os objetivos iniciais de identificar as necessidades existentes no ciclo integral da água de pequenos e médios municípios, fornecer instrumentos aos principais atores relacionados com a gestão da água e demonstrar a eficiência da gestão integrada do ciclo da água, foram demonstrados através de três experiências-piloto desenvolvidas em Noia (Galiza), Flores de Ávila (Castela e Leão) e Alto Minho (Norte de Portugal).

O primeiro estudo de caso apresentado foi o de Noia, uma cidade de 15.000 habitantes na província de A Coruña, com o título “Melhoria do ciclo integral da água: Plano diretor de saneamento e monitorização da rede de abastecimento”. A exposição centrou-se no desenvolvimento do seu Plano Diretor de Saneamento, gerido pela Augas de Galicia. Desde a fase inicial de análise da situação até à elaboração do modelo numérico da rede e as conclusões finais, que servirão de base para as ações e estratégias propostas. Do mesmo modo, foram apresentados os trabalhos realizados na rede de abastecimento do município, que incluíram quer a sua digitalização, quer a implementação de uma rede LoRaWAN para monitorizar a informação dos contadores gerais da rede e dos contadores inteligentes instalados no centro histórico.

O segundo estudo de caso apresentado foi o do Flores de Ávila, intitulado “Soluções de base natural para o tratamento de águas residuais e implementação de ferramentas digitais para a gestão de água em pequenos municípios”. Ministrado pela Confederación Hidrográfica del Duero, permitiu conhecer as chaves do desenho, construção e ações de acompanhamento realizadas nesta zona húmida artificial. Também foram apresentadas as conclusões obtidas sobre a sua viabilidade como solução natural para purificação da água em pequenas cidades.

Em terceiro lugar, o estudo de caso apresentado foi realizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, detalhando as ações realizadas nas redes de abastecimento e saneamento nas localidades de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Caminha. A criação de uma área de medição e controlo em Ursulinas (Viana do Castelo) foi explicada através da instalação de equipamentos de monitorização da rede e equipamentos portáteis de deteção de fugas. De igual modo, foram apresentadas as chaves para o desenvolvimento de um plano de ação de controlo do caudal pluvial nos sistemas de saneamento e um estudo de otimização efetuado para a rede de distribuição da Trovela (Ponte de Lima).

Posteriormente, engenheiros do Instituto Tecnológico de Galicia (ITG) apresentaram a funcionalidade do sistema de informação desenvolvido no âmbito de AQUAMUNDAM. Um software que permite avançar na digitalização da gestão e controlo de redes de abastecimento e saneamento, através da gestão de ativos e modelação de redes, operação e manutenção, monitorização e controlo de infraestruturas do ciclo integral da água em pequenos e médios municípios.

Para terminar o dia, a mesa redonda moderada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) e composta por todos os parceiros desta iniciativa a nível europeu, permitiu aprofundar as conclusões obtidas nestes quatro anos de trabalho conjunto, ao mesmo tempo contribuindo com a sua visão em questões atuais e oportunidades futuras no setor de água.