BIGDATA 4RIVERS – Melhorar a qualidade da água dos rios europeus através de políticas inteligentes de gestão da água

 Um dos recursos mais relevantes da Europa são os rios que a atravessam. Os rios não são apenas os principais responsáveis pelos ricos e diversos ecossistemas naturais europeus, mas também a principal fonte de água utilizada pela população e pelas suas atividades.

A água é um recurso escasso que deve ser protegido e reutilizado e, neste contexto, a preservação da qualidade da água dos rios europeus é uma grande preocupação das autoridades locais, regionais, nacionais e mesmo europeias.

Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa Interreg Europa com um valor de investimento elegível de 1,29 milhões de euros, o BIGDATA 4RIVERS é um projeto que visa avançar na implementação das diretivas hídricas, propondo a promoção de uma gestão inteligente da água, onde as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) devem apoiar essa implementação nos territórios abrangidos.

 O projeto BIGDATA 4RIVERS é liderado pela CIM Alto Minho e conta com a colaboração de outros parceiros europeus como a Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Rio Douro (Espanha); o Fundo de Desenvolvimento Regional em Nome da Região da Ática (Grécia); a União Nacional de Empresários Romenos (Roménia); o Conselho Administrativo do Condado de Östergötland (Suécia); o DREAM – Cluster de competitividade em Água e Meio Ambiente (França); e a Universidade de Tecnologia Kaunas (Lituânia).

O principal objetivo deste projeto é partilhar e efetuar um intercâmbio de experiências e boas práticas entre parceiros, no âmbito da gestão eficiente dos ciclos e sistemas de gestão dos recursos hídricos.

Este objetivo passa pela adaptação dessas boas práticas e aplicação das lições aprendidas à realidade de cada parceiro, através do desenvolvimento de Planos de Ação individuais e promovendo a sua aplicação no âmbito dos Instrumentos de Política Pública Regional/ Local.

O BIGDATA 4RIVERS é, na sua essência, um projeto condutor para gerar mecanismos de partilha de informação e conhecimento, permitindo incorporar os melhores processos de planeamento e apoiar a tomada de decisão em relação à gestão regional / local da água.

O processo de aprendizagem inter-regional permitirá que os parceiros aprendam e se apoiem, com base na partilha das suas experiências na implementação das diretivas europeias previstas na Diretiva Quadro da Água.

Os principais resultados do projeto são:

• Relatório analítico conjunto com o objetivo de identificar as principais políticas de gestão da água e dos recursos hídricos e comparar o nível de aplicação das diretivas europeias do setor da água, permitindo que os parceiros identifiquem oportunidades e necessidades de melhoria dos seus Instrumentos Políticos (IP);

• Atividades de intercâmbio de experiências (visitas aos locais, seminário de formação inter-regional e workshop inter-regional).

Desde a sua aprovação, em finais de março de 2019, foi já dado início à primeira fase do projeto, que incide no intercâmbio de experiências e boas práticas com o objetivo de melhorar políticas regionais/nacionais como resultado da elaboração de planos de ação os quais poderão ser alvo de financiamento na próxima fase deste tipo de projetos (2022-2023).

Website: https://www.interregeurope.eu/bigdata4rivers/

Facebook: https://www.facebook.com/BIGDATA4RIVERS/

Twitter: https://twitter.com/bigdata4rivers

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC8RpBkutXlAW1NZgCCSYw7w